sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sócrates

Esta figura ateniense dinâmica e controversa passou toda a sua vida em um oratório, envolvendo-se em diálogos com jovens de Atenas, Sócrates era do tipo filósofo excêntrico clássico que se significa que não se preocupava com sua aparência, não era muito bonito, e estava sempre ansioso para iniciar um debate filosófico a qualquer momento, em qualquer lugar.

Sócrates tinha uma esposa, mas pouco se sabe sobre ela, a não ser que seu nome era Xantipe. Sócrates também comparava-se a uma mosca-da-madeira, um inseto detestável que atormenta os cavalos picando seus traseiros. O cavalo movimenta seu rabo para espantar o inseto, mas ele sempre volta. Analogamente, a sociedade era o traseiro do cavalo e Sócrates era a mosca incansável. Infelizmente, a sociedade finalmente eliminou Sócrates com um mata-mosca.

Sócrates vagava pela cidade conversando com qualquer que lhe concedesse atenção. O método de Sócrates de propor questões e depois esboçar respostas, o que fazia com que os indivíduos pensassem por conta própria, é chamado de Dialogo Socrático, Essa forma de pergunta e resposta e o debate lógico de oposição de pontos de vista é chamado dialética.

Sócrates era perito em mostrar suas idéias passando-se por tolo, ou mais exatamente, fazia com que o indagado descobrisse por si só. Sua função então não era a de originar pensamentos profundos, mas de os manter. Em outras palavras, ele os extraía daquele individuo com o qual estivesse conversando.

Porque Sócrates nunca colocou a pena no papiro, tudo o que temos são os registros e sua interpretação provenientes de Platão. O Oráculo de Delfo prematuramente anunciou que Sócrates era o homem mais sábio do mundo. Sócrates reagiu dizendo que se ele fosse realmente um homem sábio, seria somente porque um individuo verdadeiramente sábio admite que não sabe absolutamente nada.

Levado em julgamento sob acusações de impiedade e corrupção dos jovens atenienses, Sócrates defendeu-se com um discurso eloquente que Platão o batizou como “A Apologia”. Em grego antigo, a palavra seria definida como “defesa”. Socrates em sua oportunidade de questionar seus acusadores, utilizou seu método consagrado para fazer buracos nos seus argumentos. No decorrer da Apologia, Sócrates explicou o centro do seu sistema de credo: a coisa mais importante é viver uma vida virtuosa. Fazer a coisa certa e evitar a transgressão era em que consistia a vida. Ser virtuoso é uma recompensa em si. As transgressões constituem a própria punição. Não há nada pior do que ser uma pessoa má.

Sócrates tomou a cicuta e morreu, mas na verdade o que aconteceu foi um suicídio assistido, porque um dos homens presentes deu a Sócrates a cicuta.

Muitas escolas de filosofia surgiram depois da morte do filósofo:

·         Os Megarianos focavam na lógica.
·         A escola de Elis continuou trabalhando com a técnica do diálogo socrático ou da dialética.
·         Os Cínicos rejeitaram a educação formal e viram o caminho para a sabedoria como um trabalho interno.
·         A escola Cirenaica foi a precursora da filosofia do hedonismo, ou a busca pelo prazer

Todas essas escolas eram meros pedaços do quebra-cabeça gigantesco que era o pensamento Socrático.

“Uma vida sem questionamentos não vale a pena ser vivida”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário